Mostrando postagens com marcador Educação Especial. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação Especial. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de março de 2012

Propaganda - Síndrome de Down - Carlinhos - Radiohead

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

01.02.2012 - Integração Educação Inclusiva e Regular

Encontro que conscientiza da melhor forma possível os alunos do ensino regular, diminuindo o preconceito apartir do momento que conhecem a forma como o outro vive.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

02.12.2011 - Natal Educação Especial

Parabéns a todos que fizeram o natal da educação especial ser realmente especial!!! Enfim, olha-se para trás e vê-se um trabalho bem feito, com resultados expressivos e felicidades no rosto dos alunos, parabéns a TODOS da educação especial.

Educação Especial - Natal 2011

Encerramento dos alunos da educação especial da escola Mirtes Holanda do vale

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O renascer afro-brasileiro e Cultura Indígena



O renascer afro-brasileiro e Cultura Indígena

29/11/2011

Tamanho do textoAumentar textoDiminuir texto
Por Antonio Cardoso

A escola Mirtes Holanda do Vale realizou no dia 23 de novembro culminância do projeto Ubuntu Brasil – O renascer afro-brasileiro e Cultura Indígena. Os trabalhos que começaram em maio tinham como objetivos gerar discussões sobre a diversidade étnica no Brasil, com ênfase na contribuição do povo e da cultura africana e principalmente orientar os educandos para que não reproduzam atos preconceituosos com relação à etnia ou cor de pele. “O projeto, que é parte integrante do Projeto Africanidade, contribui para a formação moral e cultural dos alunos, atendendo aos anseios da sociedade”, destaca a diretora da escola Doris Sampaio.

A fim de contribuir para uma maior visibilidade para com a etnia negra foram utilizados cartazes, vídeos, jogral, dança e apresentações teatrais, envolvendo equipes multidisciplinares formadas na escola, onde cada educador dentro de sua área específica desenvolveu junto às turmas trabalhos voltados aos seus respectivos temas.

O estudante Victor Hugo, 13, explica ao seu modo de ver a importância do projeto e do estudo da formação cultural. “O intuito era mostrar para os demais estudantes que ao tomar conhecimento da construção da cultura brasileira percebe-se que o negro está presente, dando sua contribuição, portanto o preconceito não tem razão de existir”, esclarece.

Partindo do mesmo princípio, a aluna Patrícia Kele, 13, afirma inclusive ter passado por situações desagradáveis no convívio com colegas. “Por sermos negros muitas vezes somos discriminados até mesmo entre os amigos, eu já fui. Mas o trabalho serve para mudar algumas atitudes de desrespeito. Já sinto grande diferença no comportamento dessas pessoas”, diz Patrícia.

Para fechar matéria, sábias palavras de Nelson Rolihlahla Mandela, ou simplesmente Nelson Mandela, líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999, principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Ele afirmava que “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”.

Confira fotos do evento clicando aqui.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

23.11.2011 - Especiais Consciencia Negra e Indigena

20.11.2011 - Atividades com Autista

terça-feira, 11 de outubro de 2011

05.10.2011 - Reunião Educação Inclusiva

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

06.10.2011 - Aniversário de Pacatuba - Tour

29.09.2011 - Culminância Meio de Transporte - Visitação aeroporto

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aluno da escola Igor Anderson representa o ceará na paraolimpíada de São Paulo

Nos últimos Jogos Paraolímpicos conquistamos o 9º lugar no quadro geral de medalhas.
Nessa manhã de sexta-feira o técnico HERBERT DE SOUZA embarcou para o São Paulo com os atletas do centro paradesportivo ROCHELE DA SILVA destaque no ano de 2011 nas competições de natação, IGOR ANDERSON um iniciante em competições nacionais de natação mais com grande potencial, LUCAS DOURADO mesatenista que depois de um tempo parado retornou aos treinamentos e as competições .
Evento realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte. As competições reunirão estudantes com deficiência física, visual e intelectual de todo o País, em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de agosto. De acordo com o Ministério do Esporte, o evento promove a diversidade dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.
Nos últimos Jogos Paraolímpicos conquistamos o 9º lugar no quadro geral de medalhas e a meta da CPB é que em 2016, no Rio de Janeiro, possamos conquistar o 5º lugar. Por isso, as Paraolimpíadas Escolares são fundamentais para detectar e desenvolver os talentos de nosso esporte.
 ”A paraolimpiada Escolar é uma oportunidade de encontramos os novos talentos paradesportivos que certamente iremos ver muitos desses atletas no jogos paraolimpicos do rio 2016 e o centro paradesportivo irá ser representado por 3 jovens atletas ROCHELE DA SILVA nadadora de 18 anos da catergoria S10 que irá disputara as provas de 50m livre, 100m livre e 200m livre, IGOR ANDERSON atleta de 15 anos na categoria S8 irá disputar a prova de 50m livre e 100m livre, LUCAS DOURADO atleta de 15 anos disputará a modalidade de tênis de mesa. Concerteza esses novos talentos irão trazer muitos frutos para nosso país, estado e para nosso projeto, que eles possam reconhecer que toda horra e toda glória é do nosso Senhor Jesus.”  Comenta Edivaldo.         

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

23.08.2011 - Projeto Integração Regular e Inclusiva

22.08.2011 - Abertura semana da inclusão

12.08.2011 - Paródia de matemática e português

11.08.2011 - Entrega ônibus alunos da inclusão - Continuação

domingo, 10 de julho de 2011

Quadrilha Educação Especial

Flor do Mamulengo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mirtes Holanda realiza Gincana Junina

Fonte: www.pacatuba.ce.gov.br


A gincana consta de duas etapas, sendo que a primeira encerrou na ultima quinta e seguirá na volta às aulas

Por Antonio Cardoso

A escola Mirtes Holanda do Vale realizou na quinta-feira, 30, o encerramento da primeira etapa da Gincana Junina. Durante este período de férias está em primeiro lugar a equipe azul, que representa a água do planeta. Até o dia 21 de agosto os grupos azul e verde (simbolizando as matas), realizam tarefas entre as quais, grito de guerra, arrecadação de material de construção e alimento, maior número de caixas de leite vazias, desfile de roupas recicláveis, melhor barraca junina, maior variedade de comidas típicas, brincadeiras divertidas, melhor casal caipira, confecção de bonecos caipiras e moedas de 25 centavos, enfim, várias atividades lúdicas e criativas. “A partir do próximo semestre tem novidade”, promete a diretora Doris Sampaio, que explica ainda o destino daquilo que foi arrecadado nas últimas semanas. “Os tijolos e a areia vermelha serão destinados à construção de bancos no pátio da escola, com os alimentos faremos um feirão, as caixas vazias servirão para uso nas aulas de arte da educação inclusiva eas moedas para a festa do dia da criança”, destaca Doris.

Para David, 11 anos, Hailander e Patrícia, ambos com 12, a diversão não tem cor definida. Eles brincam, cantam e se divertem. “Estou me divertindo sem me importar qual minha equipe. Todos são meus amigos”, diz Patrícia interrompida por David. “Mas se formos campeões, melhor ainda. A alegria fica em dobro”, relata David.

O professor Herlânio Araújo vê na gincana a oportunidade de que os alunos do projeto do Governo Federal Mais Educação precisam para apresentar seus trabalhos. “Além do divertimento e da tradição das barracas com comidas típicas que sempre estão presentes nesse período a gincana vem como espaço para que os alunos mostrem aos pais e aos demais colegas aquilo que lhes foi repassado através da dança e de peças teatrais”, confere o professor.

Educação Inclusiva aqui tem vez

A escola Mirtes Holanda conta hoje com 35 alunos com deficiência e estes não ficaram fora da festa. “Trabalhamos durante aproximadamente duas semanas para que pudéssemos apresentar uma interpretação que trate da questão social e do respeito. A música do Mamulengo caiu perfeitamente na proposta. O desempenho foi tão satisfatório que resolvemos avançar e criamos uma quadrilha, mostrando que a limitação está somente no pensamento das pessoas e que muitas vezes se manifesta através do preconceito”, conclui a professora da educação inclusiva Sâmia Raquel.

Museu do Mangue final

terça-feira, 28 de junho de 2011

Educação Inclusiva - Aula de Campo - Museu do Mangue