Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres em destaque

Mulheres em destaque

Por Raquel Souza

A semana dedicada às mulheres em Pacatuba teve inicio no dia 2 março nas localidades de Pavuna, Monguba, Jereissati e Sede. Na abertura, houve desfile para escolher as finalistas para o concurso Pacatuba Mulher, que irá escolher a mais bela mulher de 40 a 60 anos de idade.

No Jereissati, a disputada foi acirrada. Ao todo, 12 candidatas participaram de um desfile de eliminatória, no qual foram avaliados quesitos como: beleza, simpatia, charme e elegância. A final será dia 10 de março na Praça da Juventude.

A secretária da Mulher, Kátia Bandeira ressaltou durante o evento a valorização da autoestima. “Planejamos esse evento para valorizar essa geração. É muito importante para gente saber que elas se sentem tão bem”, ressaltou. Na ocasião, o controlador executivo Renato Célio Rodrigues parabenizou as mulheres presentes e falou da iniciativa do evento. “Todas essas mulheres estão de parabéns e merecem ser aplaudidas. Garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, visando assegurar à população feminina e o pleno exercício da cidadania, é um dos nossos objetivos como executores de projetos e iniciativas como essas”, frisou.

O prefeito de Pacatuba, Zezinho Cavalcante, citou em seu discurso os avanços da mulher. “Apesar de ser considerada ‘sexo frágil’, a mulher tem muita força, além do poder intuitivo e da capacidade de lidar com inúmeras jornadas ao longo da vida, seja no trabalho ou em casa, com a família. Eventos como esse resgatam que além de todas essas responsabilidades, a mulher ainda consegue habilidade suficiente paraparticipar”, destacou.

As eleitas de cada distrito foram agraciadas com um buquê de rosas e uma faixa com denominação de Rainha. Foram escolhidas três mulheres de cada distrito que vão participar de um desfile na Praça da Juventude no sábado, 10, às 18h, de onde sairá a mais bela mulher de meia idade de Pacatuba. Até lá elas participam de programas de TV, um dia de beleza, book fotográfico e muitos outros eventos.



Conheça as finalistas:

Sede

1º Regina Maria Pereira
2º Maria Diana Alves de Souza
3º Maria da Conceição Lima da Silva

Pavuna

1º Maria Eliane da Silva
2º Vera Lúcia Lopes
3 º Francisca Costa de Souza

Monguba

1º Maria Rosimar LO. Monteiro
2º Aldiana Alves Vieira
3º Antonia Cilene Soares

Jereissati

1º Maria Helena Lima Martins
2º Francisca da Silva Neres
3º Maria do Socorro Cavalcante

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O renascer afro-brasileiro e Cultura Indígena



O renascer afro-brasileiro e Cultura Indígena

29/11/2011

Tamanho do textoAumentar textoDiminuir texto
Por Antonio Cardoso

A escola Mirtes Holanda do Vale realizou no dia 23 de novembro culminância do projeto Ubuntu Brasil – O renascer afro-brasileiro e Cultura Indígena. Os trabalhos que começaram em maio tinham como objetivos gerar discussões sobre a diversidade étnica no Brasil, com ênfase na contribuição do povo e da cultura africana e principalmente orientar os educandos para que não reproduzam atos preconceituosos com relação à etnia ou cor de pele. “O projeto, que é parte integrante do Projeto Africanidade, contribui para a formação moral e cultural dos alunos, atendendo aos anseios da sociedade”, destaca a diretora da escola Doris Sampaio.

A fim de contribuir para uma maior visibilidade para com a etnia negra foram utilizados cartazes, vídeos, jogral, dança e apresentações teatrais, envolvendo equipes multidisciplinares formadas na escola, onde cada educador dentro de sua área específica desenvolveu junto às turmas trabalhos voltados aos seus respectivos temas.

O estudante Victor Hugo, 13, explica ao seu modo de ver a importância do projeto e do estudo da formação cultural. “O intuito era mostrar para os demais estudantes que ao tomar conhecimento da construção da cultura brasileira percebe-se que o negro está presente, dando sua contribuição, portanto o preconceito não tem razão de existir”, esclarece.

Partindo do mesmo princípio, a aluna Patrícia Kele, 13, afirma inclusive ter passado por situações desagradáveis no convívio com colegas. “Por sermos negros muitas vezes somos discriminados até mesmo entre os amigos, eu já fui. Mas o trabalho serve para mudar algumas atitudes de desrespeito. Já sinto grande diferença no comportamento dessas pessoas”, diz Patrícia.

Para fechar matéria, sábias palavras de Nelson Rolihlahla Mandela, ou simplesmente Nelson Mandela, líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999, principal representante do movimento anti-apartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Ele afirmava que “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta”.

Confira fotos do evento clicando aqui.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pacatuba comemora o Dia da Consciência Negra em 21 de novembro

Pacatuba comemora o Dia da Consciência Negra em 21 de novembro

Pacatuba comemora o Dia da Consciência Negra em 21 de novembro

17/11/2011

Tamanho do textoAumentar textoDiminuir texto
Por Lucílio Lessa

Pacatuba comemora na segunda-feira, 21, o Dia da Consciência Negra, que oficialmente é comemorado no Brasil em 20 de novembro. Na programação haverá exposição, visita ao museu, apresentação de filme, palestra e Maracatu. CLIQUE AQUI. O município, inclusive, foi a segunda comarca a libertar os escravos, em 2 de fevereiro de 1883, um mês depois do município de Redenção (então Acarape), 1º de janeiro de 1883.

Nenhum dos países é tão representativo da mistura de culturas como o Brasil. No entanto, são evidentes os conflitos de interpretação das formas que organizaram a nossa sociedade. Em Pacatuba, há uma preocupação do ensino local em participar aos alunos as lendas, os heróis e as manifestações típicas da cultura negra, que tanta herança deixou para a civilização atual.

Mesmo antes do ano de 1500, diversas regiões africanas eram reconhecidas como centros importantes de produção têxtil, por exemplo. Os fios têxteis, compostos de fibras vegetais e animais, eram destaque em várias regiões da África. Além dessa técnica, o continente era referência na produção de tinta e de fixadores de cores. A Nigéria, por exemplo, era polo de produção de índigo. No Nordeste, ainda hoje se utiliza a tradição da confecção de redes de dormir com a forma de tear vinda da África.

Muitos conhecimentos de construção no país também são provenientes do continente africano. Construções de galerias, minas e até obras públicas, feitas pelos negros no Brasil na época da colônia, eram motivo de visitas de engenheiros europeus, interessados em aprender as técnicas. Grande parte do que foi realizado pelos africanos e afrodescendentes é conhecida como obra de autores anônimos. Basta lembrar das nossas igrejas barrocas e seus interiores ornamentados.

Fortaleza celebra o dia da Consciência Negra « « Jangadeiro Online Jangadeiro Online

Fortaleza celebra o dia da Consciência Negra « « Jangadeiro Online Jangadeiro Online

Fortaleza celebra o dia da Consciência Negra



Fortaleza realiza atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20). Com o tema “Igualdade racial é pra valer!”, o primeiro evento aconteceu neste sábado (19), com show da sambista Mariene de Castro, na Praça do Ferreira.
No próximo sábado (26) acontece o Seminário de Capoeira, Cultura e Ancestralidade Negra em Fortaleza, de 10h às 16h, no Cuca Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará).
Já no dia 29, serão realizadas duas atividades no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos – Imparh (Av. João Pessoa, 5906 – Damas). O III Padê Griô das Mulheres Negras de Fortaleza, com o tema “ Crenças e Doenças na Vida das Mulheres Negras”, às 15h30; e, a partir de 19h, é a vez do Projeto Terça Negra, com apresentações culturais em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro.
Leia mais:
Dilma diz que “pobreza no Brasil tem face negra e feminina”

Com informações da prefeitura de Fortaleza

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Esporte e democracia, por Moacyr Scliar

Centro de Educação e Cultura AfroPaz

Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Consciência negra o ano todo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ingrid e Alexsandro são a Garota e o Garoto Pacatuba 2011

Ingrid e Alexsandro são a Garota e o Garoto Pacatuba 2011

Ingrid e Alexsandro são a Garota e o Garoto Pacatuba 2011

31/10/2011

Tamanho do textoAumentar textoDiminuir texto
Por Lucílio Lessa

A aluna da Escola Mirtes Holanda do Vale, Ingrid Mayara de Souza Matos, de 14 anos, e o aluno da Escola João Paulo Sampaio de Menezes, Alexsandro Nascimento de Brito, de 15 anos, foram eleitos na noite deste domingo, 30, na Praça da Juventude, a Garota e o Garoto Pacatuba 2011, respectivamente. O concurso faz parte das atividades em alusão aos 142 anos de Pacatuba.

Cada um dos vencedores ganhou um netbook (presente do prefeito Zezinho Cavalcante, do controlador executivo Renato Célio Rodrigues e do vice-prefeito Paulo Neto), além de uma sessão de fotos com o renomado fotógrafo Chico Gadelha. Os segundos e terceiros lugares ganharam celulares, presenteados pela Secretaria da Educação. Os três vencedores de cada categoria também terão um dia de lazer no Apoena Ecopark, com direito à acompanhante, presente do empresário Rômulo Rosa. A Garota Pacatuba ainda foi presenteada com produtos da marca Forever, presente do secretário de Turismo e Cultura Emanuel Monteiro.

Os campeões foram escolhidos por um júri formado por jornalistas, empresários, profissionais da área de imagem e caça talentos. Compuseram a mesa julgadora a maquiadora profissional Angelique Abreu; o jornalista e poeta (editor de cultura e arte da revista Nordeste VinteUm) Barros Alves; o fotógrafo Chico Gadelha; a produtora e proprietária da 2905 Model Casting, Bianca Reis; o empresário e proprietário do Apoena Ecopark, Rômulo Rosa; e a editora do caderno Verde do jornal O Estado e da revista EcoNordeste, Tarcília Rêgo.

Para escolher os vencedores, eles votaram em quesitos como simpatia, beleza, presença na passarela, entre outros. As notas foram somadas e os vencedores foram os que tiveram melhor pontuação geral. “Vi uma galera bonita aqui. Muitos podem ter uma carreira na área da publicidade e da moda”, destacou Bianca Reis.

Perguntada sobre o que tinha sentido ao ouvir seu nome ser anunciado, a Garota Pacatuba 2011, Ingrid Mayara, mal podia conter as lágrimas. "Eu não acreditei quando me anunciaram como vencedora . Foi a maior emoção da minha vida. Agradeço o carinho de todos e compartilho essa vitória com a minha escola”, disse a gatinha. Quem também estava em êxtase era o Garoto Pacatuba 2011, Alexsandro Nascimento. “Agradeço aos jurados por essa vitória. É um dia muito especial para mim e para minha família. Aproveito para parabenizar a todos os concorrentes. Todos somos vitoriosos”, disse Alexsandro, seguido do vice-prefeito Paulo Neto. “Na adolescência, também participei de concursos nessa área e sei como é gratificante para um jovem essa oportunidade. Esse tipo de ação é uma injeção positiva na autoestima. Parabenizo a todos os candidatos”, destacou.

SUCESSO Mesmo antes de concluídas as atividades do concurso Garota e Garoto Pacatuba 2011, a iniciativa já era apontada como um grande sucesso. Só na internet foram mais de 1 milhão de votos, o que prova a força da mobilização da juventude local. Os vencedores na internet foram: Ian da Silva Vieira, 13 anos (Escola Maria de Sá Roriz), e Isabelle Mendes de Souza, 12 anos (Escola Vicente Ferré). Cada um teve um voto garantido para o dia do evento. Em breve, o site de Pacatuba lançará um novo concurso para a juventude. AGUARDEM!!!

EM TEMPO:
O concurso Garota e Garoto Pacatuba 2011 foi uma parceria da Secretaria da Educação com o departamento de Assessoria de Comunicação e a Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec).

Em nome da Assessoria de Comunicação, parabenizo à secretária da Educação Ana Kelly Pinto Cavalcante, à Vânia Baldin (organizadora do evento), ao secretário de Turismo e Cultura Emanuel Monteiro e sua secretária-executiva Marluce Rodrigues, ao controlador executivo Renato Célio Rodrigues, ao vice-prefeito Paulo Neto, ao prefeito Zezinho Cavalcante e a todos os profissionais das secretarias bem como diretores, professores, torcidas e familiares dos participantes, além dos próprios candidatos. Todos vocês são vencedores.

Um agradecimento especial aos empresários que se sensibilizaram com o projeto: o cabeleireiro André Lima (responsável pelo visual da garotada), o proprietário do Apoena Ecopark Rômulo Rosa e a empresária e modelo Emanuella de Sá (responsável pelo vestuário de parte dos candidatos).

PARABÉNS!!!

CLASSIFICAÇÃO

GAROTA PACATUBA 2011

1º LUGAR: Ingrid Mayara de Souza Matos (Escola Mirtes Holanda do Vale)

2º LUGAR: Ruth Ariel Martins Pereira (Escola José Batista de Oliveira)

3º LUGAR: Alessandra Pereira Arruda (Escola Major Manoel Assis Nepomuceno)

GAROTO PACATUBA 2011

1º LUGAR: Alexsandro Nascimento de Brito (Escola João Paulo Sampaio de Menezes)

2º LUGAR: Jorge Felipe Lima da Silva (Escola Manoel Pontes de Medeiros)

3º LUGAR: Otávio Augusto Fernandes Leão (Escola Mirtes Holanda do Vale)



EM BREVE FOTOS DO EVENTO

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Escola de Pacatuba leva espetáculo à Praça da Juventude


Notícia original


Alunos e professoras da Escola MirtesHolanda do Vale, de Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), farãoapresentação nesta quinta-feira, a partir das 16 horas, da peça “Flor doMamulengo”. A apresentação ocorrerá na Praça da Juventude e faz parte do projeto“Amigos da Leitura”.
Segundo a diretora da escola,professora Doris Maria Sampaio, o evento integra festas da Semana doMunicípio.  No palco, atuando a professora Sâmia Raquel Veras e noapoio as professoras Ttemis Bezerra, Socorrinha Candido, Daniele Pinheiro, LilâniaLeal e Cristina Pinheiro. 
DETALHE - O espetáculo reúne alunos do sistemaregular e alunos do Programa de Inclusão de Portadores de NecessidadesEspeciais do estabelecimento.
SERVIÇO
Praça da Juventude – Centro
Mais informações – 85 33846242.